O calor e a elegância do conhecido movimento barroco chegam ao interior das nossas casas graças a um estilo que se baseia nos conceitos da corrente artística que teve o seu auge no século XVII.
O estilo barroco na casa segue os mesmos princípios de generosidade nas formas e nos detalhes, ainda que se suavizou ligeiramente a sua grandiloquência e o seu exagero pelas curvas para que as nossas casas brilhem.
No seguinte artigo analisaremos a forma de o conseguir, pelo que não percas tempo nenhum nos conselhos que veremos na continuação.
Para começar analisaremos os tons básicos deste estilo decorativo, já que a cor é uma das bases onde deve sustentar qualquer ambiente. A base destes ambientes daremos um tom claro como o cinzento para na continuação introduzir elementos de cores intensas como o púrpura, o dourado, o preto e inclusive o violeta.
Claro que nem todos os elementos que introduzamos serão de estes tons, visto que o ambiente ficaria demasiado carregado, mas é importante colocar toques que destaquem estas cores cheias de intensidade. Para fazer contraste com o efeito destas cores, procura detalhes em cinzento pérola ou em bege. Combinam muito bem e complementam-se na perfeição.
Passemos agora a falar de móveis e do estilo dos mesmos. Como dizíamos no início do artigo, o barroco baseia-se nas curvas e nos detalhes, pelo que adquire elementos que sigam estas dicas.
Essas curvas de que falávamos vais encontra-las sobretudo nos pés dos móveis e nos braços dos cadeirões. Falando destes, o porte destes elementos (cadeirões, sofás e cadeira) devem ser baixos, de pés rasos. Para o tecido destes móveis opta por materiais de aspeto “pesado”, como o tafetá. Para cortinas ou almofadas opta por padrões arábicos e formas orientais. As estampas florais também ficam muito bem.
No estilo barroco o calor deve chegar até ao chão, pelo que podes colocar o parquete de madeira. Se não for possível, potencia o uso de tapetes. Estes são um elemento chave para a decoração barroca, pelo que tenta mantê-los presentes.
Para as paredes podes atrever-te com papel de parede. Tenta que estes não sejam de cores sólidas, ainda que também na abuses nas formas, cores e adornos florais dos mesmo, pois criarás um ambiente onde será impossível de estar. Um papel de base cinzenta clara com leves toques florais ou geométricos serão uma excelente escolha.