O estilo étnico destaca-se principalmente pela riqueza das influências, já que este baseia-se na mistura de cultura e de influências, dando como resultado a criação de ambientes exóticos de inspiração turística e boémia.
Este estilo decorativo é perfeito todos os que gostem do exotismo e das viagens culturais, porque num ambiente moderno podemos introduzir e combinar toques da cultura africana, índia, oriental, etc. e obter um espaço fresco e singular.
Se queres conhecer todas as dicas deste estilo multicultural, aconselhamos-te a que não percas nenhum dos conselhos que encontrarás na continuação. Neste artigo mostramos-te as dicas do estilo étnico e ajudamos-te a levá-lo para tua casa.
Como dizíamos um dos pontos distintivos de uma decoração étnica é a mistura de estilo e de influências, pelo que não cortes em procurar inspiração nos interiores africanos, orientais, arábicos ou latino-americanos. O ideal é ser capaz de combinar todas estas tendências evitando a sobrecarga e criar um espaço único que transmita multiculturalidade e frescura.
Uma das chaves deste estilo é a escolha dos materiais, que devem ser o mais naturais possíveis, como ocorre nestas culturas que geralmente estão mais afastadas das tendências atuais. Falamos do calor da madeira, da riqueza dos tecidos naturais como o vime e as diferentes fibras vegetais, a naturea do barro e da pedra, a frescura do bambu, etc.
A natureza dos materiais já nos marca um pouco o tom que reinará nos nossos ambientes, vendo que os tons naturais são os verdadeiros protagonistas. Os tons pastel de laranja ou de vermelho podemos combinar com os tons mais suaves dos castanhos, dos verdes e dos azuis. O branco é outra cor que não pode faltar.
A luz neste tipo de espaços deve ser potente, pelo que devemos procurar luzes quentes que iluminem com doçura o ambiente. Para destacar algum elemento concreto podemos optar por pontos de luz complementares tirados de candeeiros de papel ou de velas. Este jogo de luzes nos ajudará a criar esse ambiente quente e especial que procuramos.
Uma das chaves do estilo étnico é o toque pessoal dos seus ambientes, pelo que aproveita as tuas viagens para adquirir objetos que se convertam em grande parte da tua decoração. Estes darão essa personalidade que procuramos.
Os acessórios e os detalhes complementares são peças essenciais neste estilo. Ainda que falámos que na mistura está o êxito, devemos sempre fugir da sobrecarga. É bom introduzir objetos especiais de diferentes culturas, mas todos eles devem ser capazes de brilhar por si mesmos. Cada um deles deve ocupar um lugar especial.
Ao falar de detalhes complementares falamos de máscaras de tribos africanas, tapetes orientais, objetos totémicos de antigas civilizações, baús exóticos onde guardar detalhes de outras viagens, cestos de bambu com plantas naturais, instrumentos musicais de outras culturas, têxtil artesanal, etc.