O protagonista do seguinte artigo é um estilo decorativo que está a ganhar adeptos nos últimos anos a passos gigantescos, e é que o toque tão atual que dá à casa o estilo industrial tem uma atração pecular, graças à ambientação urbana deste.
Se queres conhecer todas as chaves do estilo industrial, o seguinte artigo vai dirigido especialmente para ti. Nele encontrarás as chaves básicas deste estilo decorativo e, através dos nossos conselhos, poderás criar um interior urbano e atual na tua casa.
Neste tipo de estilo geralmente vemos em lofts e em casas antigas. Em ambos os espaços o que faz é respeitar ao máximo os elementos estruturais originais, que são os encarregues de cimentar o encanto do estilo. Falamos de colunas, tetos, paredes, etc.
Como indicam os espaços onde geralmente implementa-se o estilo urbano, os tetos altos são uma das chaves para o êxito destes espaços industriais. E é que a sensação de amplitude é chave neste estilo, pelo que se desprende que devemos fugir também da sobrecarga de elementos. Os acessórios decorativos brilham pela sua ausência nestas ambientações, e o espaço se enche com elementos essenciais.
O uso de materiais tradicionalmente urbanos é igualmente chave no estilo industrial. Falamos de metal, alumínio, azulejo, cimento e vidro. Todos estes materiais podemos combiná-los sem medo, ainda que supostamente deveremos procurar uma harmonia entre eles.
As paredes de azulejo são de um detalhe muito procurado neste estilo, pelo que se tens a sorte de ter paredes de azulejo, o ideal é que as conserves e, sobretudo, que as potencies. Se tens que restaurá-las fá-lo, mas conservando esse toque “histórico” que os anos lhe derão.
O estilo industrial bebe um pouco do estilo vintage, assim que não te impeças de visitar lojas de segunda mão e restauradores na altura de escolher os teus móveis. E se queres ter um espaço com personalidade, introduz algum elemento de design em pontos concretos. Essa combinação de moderno com retro te assegurará o êxito.
Um aspeto fundamental neste caso são os tetos. Geralmente o recomendado é que contem com tetos de altura dupla através da instalação de umas escadas nalgum tipo de material metálico, e inspiradas nas antigas naves industriais. Um detalhe neste ponto é que as instalações elétricas tornam-se muito difíceis de esconder e encontram-se à vista.
As janelas devem ser tomadas muito em conta. Os benefícios da luz são muito recomendáveis para o toque industrial que queremos. No início falávamos da amplitude do espaço, e nada melhor que a luz natural para potenciá-la. Pelo que elimina qualquer elemento que possa roubar-lhe luz à casa e, claro, foge das cortinas e de elementos que a escondam.