Para os que estão à procura de criar no interior da casa um ambiente de paz se pode refletir e descongestionar-nos depois de um duro dia na “selva urbana” que é a cidade, o estilo decorativo Zen é muito recomendado para vós.
O seguinte artigo vai dirigido especialmente para vocês, o que pretende é mostrar-vos as chaves do estilo Zen e que assim conheceis o que a filosofia Zen pode dar-nos e ao nosso espaço.
A primeira coisa que temos de saber é que o Zen se baseia nos ensinamentos de Buda. Este movimento decorativo procura criar ambientes de harmonia onde se alcança a paz interior através do equilíbrio.
Como alcançamos esse equilíbrio em casa? Utilizando poucos objetos, dando-lhes um papel principal aos materiais naturais, potenciando a presente de aromas em casa e criando ambientes sossegados onde os tons brancos e a gama pastel de cinzentos, ocres e beges são os protagonistas.
Com este último que comentávamos já sabemos as cores que devemos utilizar para criar um interior Zen. Ainda que se queres dar um pouco mais de intensidade a um interior, podes colocar pequenos toques de vermelho e de verde. Mas em muito pequenas doses.
Para os materiais naturais que falávamos, a madeira é primordial, mas também potenciaremos o uso da pedra, do bambu, do vime e do papel.
O estilo de todos os elementos da casa já intuímos que devem procura a máxima simplicidade, pelo que potenciaremos as linhas retas, fugimos de adornos desnecessários e procuraremos elementos de altua baixa. Tudo isso procurando a ordem acima das outras coisas.
A iluminação deve ser indireta, e os pontos de luz devem estar na medida do possível escondidos ou dissimulados. As paredes destes espaços não requerem de elementos complementários, e para os acessórios decorativos podemos optar pela madeira e vidro. Mas o número destes será reduzidíssimo.
A ordem é essencial, não te esqueças. A ornamentação excessiva é totalmente contra produtiva para encontrar essa paz e essa harmonia que procuramos.
E não nos esqueçamos do que falámos no início do artigo: a presença de aromas. Potencia a entrada de incensos e velas aromáticas com aromas naturais e pouco intensos.