Se estás interessado em dar ao interior da tua casa um toque sofisticado e elegante, o estilo clássico decorativo é perfeito para a tua procura, pois os ambientes que podemos criar seguindo as dicas deste estilo são sinónimo de bom gosto e refinado.
Como sabemos que tens dúvidas na altura de criar um interior clássico, no seguinte artigo preparámos-te uma serie de conselhos básicos para que sejamos capazes de criar ambientes clássicos na nossa casa. Seguindo as dicas gerais que encontrarás na continuação, a operação será muito mais simples.
Uma das bases de todo o interior é a cor, por isso começamos por falar deste para o estilo clássico. Num ambiente clássico as cores que devem reinar são os tons creme. Assim poderemos optar pela escala de cores creme como cinzentos, verdes e amarelos.
O estilo clássico bebe bastante da fonte barroca, e é que a abundância de elementos é uma das chaves dos interiores clássicos. Com isto não queremos que sobrecarregues em excesso os ambientes, mas que fujas por completo do minimalismo.
A simetria por exemplo é uma constante neste estilo, pelo que a maioria dos acessórios escolhemos aos pares. Falamos de elementos como candeeiros de pé, quadros, almofadas, etc. Em elementos maiores como cadeirões também optaremos por essa simetria.
Em relação aos materiais, o clássico também se parece bastante com o estilo barroco. A madeira é um dos elementos estrela do estilo. As de cerejeira, faia e carvalho são as principais. A porcelana é outro material a ter muito em conta. Como materiais secundários podes optar pelo ferro, o vidro e o bronze.
Para almofadas e cortinas, opta por tecidos ricos e pesados como a seda. E já que falamos das cortinas, as barras estas opta pela de bronze ou madeira talhada. E se queres dar um toque atrevido à tua decoração clássica, as cortinas são elementos perfeitos para introduzir cor. Usa cores intensas como o tinto nas cortinas e estarás a introduzir um elegante detalhe distintivo.
Para as paredes deste tipo de ambientes poes optar por papeis de parede de tons pastel e motivos elegantes. O uso de quadros com molduras elegantes também será correto. Podes completar o interior com o uso de candeeiros de pé de cor clássico, pequenas estátuas de porcelana, candelabros, etc.
As plantas e os detalhes florais estão igualmente muito bem se colocarmos no nosso interior clássico.
E para dar um toque ligeiramente moderno a este estilo, podes tratar por combinar os elementos clássicos que comentámos até agora com certos detalhes modernos de linhas simples. Deves procurar claro que os tons de ambos combinem na perfeição, para não estragar a harmonia do conjunto.