Queres introduzir na tua casa o toque fresco da costa e do mar? Pois para consegui-lo nada melhor que optar pelo estilo marinheiro para o interior da casa. Se queres conhecer os seus pontos básicos, no seguinte artigo os tens preparados.
Como o seu próprio nome nos indica, o mar e o seu envolvente é a verdadeira inspiração deste movimento decorativo. Por isso os elementos náuticos e os detalhes relacionados com o mar e com o universo marinho são os verdadeiros protagonistas.
Tendo isto muito presentes, podemos intuir que as cores predominantes para criar um interior marinheiro serão o azul e branco, duas das cores mais presentes no mar. O tom índigo é perfeito para este tipo de interiores. Os tons mais claros de castanho e de verde também são bem aceites, para além de que combinam na perfeição com as anteriormente citadas.
A luz é outra das chaves para este estilo marinheiro. Os ambientes devem disfrutar de uma luz potente e abundante, recebida principalmente do exterior. Esta para além disso se vê potenciada pelas cores que dissemos que vão muito bem com os interiores náuticos.
A madeira será o elemento estrela para os móveis da casa, sobretudo nos seus tons mais claros. O vime também pode ser uma excelente opção a ter em conta. No chão este material também ficará bem, ainda que para esta zona te recomendamos que seja de claridade abundante. Se optares inclusive pelo branco vais estar a acertar.
Nas texturas dos complementos brilharão as riscas. Detalhes de riscas azuis e brancas com pequenos toques de vermelho ficarão muito bem no envolvente que estás a criar. Utiliza esse tipo de texturas para almofadas, capas, roupa de cama, etc.
Como dizíamos antes os padrões marinheiros são muito bem-vindos, pelo que procura acessórios próprios deste envolvente como bandeiras náuticas, cestas de vime, nós marinheiros, conchas, barómetros, etc. Se queres inspiração para saber que objetos ficarão bem numa casa marinheira, pensa nos típicos objetos que encontrarias num barco. Isso pode servir-te de inspiração.
E ainda que estes conselhos são apropriados para toda a casa, o estilo marinheiro é perfeito para casas de verão na costa e, sobretudo, para quartos infantis. As crianças adoram o universo marinho e este fica muito bem com elas, pelo que a combinação é perfeita. A frescura e a energia de um interior náutico inspirarão a imaginação de uma criança.