Se procuras um estilo verdadeiramente clássico para o interior da tua casa, talvez que o que mais se aproxima dos teus interesses seja o estilo inglês com a sobriedade e elegância que lhe carateriza.
No seguinte artigo veremos uma serie de conselhos e sugestões para criar este tipo de ambientes nas nossas casas, com ideias práticas que te verão muito bem para conhecer os pontos de partida que deves tomar para ter uma casa de estilo inglês.
Como dizíamos anteriormente, a sobriedade e a elegância são duas das caraterísticas que devemos procurar num ambiente inglês. Para o conseguir, um material básico a utilizar é a madeira, sobretudo a de caoba.
O couro é outro dos elementos estrela que não podem faltar num interior tradicionalmente “british”. A distinção que proporciona o couro a um interior é perfeito para um ambiente inglês.
E já que falávamos de distinção, os sofás e cadeirões da decoração inglesa caraterizam-se por ser especialmente distinguidos, apresentando estas muitas curvas tanto em braços e costas. O couro e as tachas não podem faltar nestes sofás. Deles, o caraterístico do estilo inglês é a poltrona Chester.
Como dizíamos anteriormente, os móveis em caoba são os protagonistas. Os tons que geralmente predominam num estilo inglês são os castanhos e os cinzentos nos seus tons mais pastel.
A iluminação é um aspeto chave para ter muito presente. Num interior inglês esta não é direta nem potente, pelo que chega desde pequenos pontos de luz indiretos. Pelo que não é raro encontrar-nos com pequenos candeeiros de mesa, aranhas e candelabros.
Para vestir as cortinas de um interior inglês, opta pelo algodão. Para o tecido das cadeiras ou para as almofadas, o próprio algodão são dos materiais a ter em conta.
Nas paredes de um interior inglês não é raro encontrar-nos com papeis de parede de motivos refinados e tons pastel. Igualmente é tradicional ver quadros com molduras elegantes de madeira e pequenos tecidos.
O estilo dos acessórios deve ser muito clássico também, pelo que o recomendável é que dês uma volta pelas lojas de antiguidades da tua cidade procurando detalhes como clássicos globos terrestres, candelabros bonitos, pequenas esculturas, etc.