Certamente que já ouviste falar da expressão que diz que “não há nada de novo debaixo do sol” e de outra que afirma que “as modas regressam sempre”. Pois uma prova clara disso é o estilo retro que volta a estar na moda mais uma vez. O faz sempre inovado e readaptando-se ligeiramente aos tempos que correm, mas o seu espírito inicial é o mesmo.
Se queres dar à tua casa um toque retro e procuras as chaves para o conseguir, o seguinte artigo é justamente o que andavas à procura. Encontra os conselhos básicos para criar um estilo retro no interior da tua casa e deixa que a magia das décadas de 50, 60 e 70 inunde a tua casa.
O espírito do estilo retro é o uso de objetos de décadas passadas onde a produção industrial não estava tão presente e, portanto, apresentam um toque de carinho especial, e que por sua vez são objetos que combinam na perfeição com objetos modernos e vanguardistas. Como dizíamos no início, os objetos que compõem este estilo decorativo abarcam três décadas, dos inícios dos 50 a finais dos 70.
Existe uma serie de nomes próprios que são autênticos messias ara este movimento. Se queres inspiração para um interior retro podes fixar-te em obras de Le Corbusier, Colombo, Panton, Christian Dell e Eames.
Se falamos de cores, não existe uma paleta completamente definida em relação a este, já que ao tratar-se de um estilo que compreende três décadas, em cada uma delas havia um estilo ligeiramente distinto. Pelo que podes optar por combinações de verdes, amarelos e azuis, e contrastá-las com leves toques de preto, vermelho e laranja. Todos estes tons são brilhantes, e não encontramos nenhuma cor pastel.
Os materiais são os próprios daquela época, pelo que opta pelo uso de matais como o latão, o ferro, o alumínio e o aço, plásticos, vidro, cristais e tecidos com estampagens. A madeira exótica e a cerâmica também podes introduzi-la. Tudo isso de formas muito arredondadas.
O resultado são interiores acolhedores cheios de calor, frescura e originalidade. Pensa que as curvas e as cores tão brilhantes próprios dessas décadas podem causar sufoco, pelo que o nosso conselho é que sobre uma base moderna introduza apenas determinados artigos de estilo retro.