O estilo rústico é um retorno ao estilo dos nossos pais nas casas das vilas, onde os materiais naturais eram os protagonistas. Durante décadas este estilo foi apenas reservado para casas de campo e para as já mencionadas casas da vila, mas pouco a pouco aprecia-se uma interiorização deste estilo em casas de grandes cidades, como se procurasse ligar com as nossas raízes e assim desligar-se ligeiramente do frenesim da cidade.
Se estás à procura precisamente de introduzir um toque campestre ao interior da tua casa cosmopolita, o seguinte artigo vai vir em boa altura pois nele mostramos-te as chaves do estilo rústico na casa.
Como já dizíamos anterior, os materiais naturais são os verdadeiros protagonistas neste tipo de espaços, pelo que é normal pensar que elementos como a madeira, o ferro, o vime e a cerâmica serão os materiais mais presentes nestes espaços rústicos.
Certamente, gostaríamos de afirmar que dar um toque rústico à casa não é afastar-nos por completo do toque moderno porque muitas empresas estão vendo a tendência rústica que se está a desenvolver e a está a desenvolver criações modernas perfeitas para ambientes rústicos, para além de combinar elementos naturais com outros mais atuais se o fizer com encanto, fica fenomenal.
As cores protagonistas destes ambientes rústicos são aqueles que evocam a terra, como por exemplo o bege como elemento base, endereçados com tons de mostarda, ocre, vermelhos claros e terracotas. Para os móveis optar por madeiras em tons neutros e claros.
O estilo de aplicar a cor nas paredes também deves ter presente. Se fugires da clássica pintura sólida e optares pela técnica do esponjado, estarás a ganhar pontos para o êxito da tua decoração rústica.
As casas das vilas por regra geral são lugares com muita luz natural, pelo que potencia a entrada de luz pelas suas janelas ao máximo.
Para os acessórios e complementos decorativos, opta por elementos que te relembrem a vida no campo: cestas de vime, jarros de barros com flores naturais, vasos de terracota com plantas, loiça de cerâmica, espelhos levemente envelhecidos e com molduras de madeira, elementos de couro, etc.
O fogo é outro elemento muito presente nas casas de campo, mas na cidade geralmente não temos a sorte de poder contar com lareiras. Felizmente os designers pensaram nisso e nos últimos anos saíram no mercado lareiras de bioetanol, perfeitas para colocar em qualquer interior e muito seguras. Dá uma vista de olhos, porque são um detalhe muito especial para o nosso interior rústico.