O espírito dos lofts nasce da reabilitação de antigos locais comerciais ou zonas de escritórios transformados para o uso pessoal diário. O resultado desta transformação são espaços amplos e abertos em que todas as funções (ou quase todas) estão reagrupadas.
Criar um loft e viver nele é um modo de vida muito particular em relação aos apartamentos tradicionais em que estamos acostumados a viver. Poderíamos dizer que viver num loft corresponde a um certo estado espiritual. A forma de vida é totalmente diferente e a forma de conceber os diferentes espaços também.
Podemos criar um loft a baixo preço?
Criar um loft não é tão caro como muitos podem pensar. Ou pelo menos não é mais caro do que reformular um apartamento clássico. Pensar isto é um erro muito comum, mas o custo de renovação é idêntico. Inclusive podemos dizer que é mais barato criar um loft porque quanto mais pequenas são as superfícies, mais custosos são os trabalhos de instalação de certos espaços como a cozinha e a casa de banho.
Talvez o mais difícil para criar um loft seja encontrar um bom espaço para o conseguir. Nem sempre é fácil descobrir um local que permita a reformulação e que este esteja numa boa disposição geográfica, mas graças à internet as nossas opções crescem.
Inspiração loft
Outro dos benefícios da internet é que nos permite obter muita informação sobre qualquer estilo decorativo e o que é mais importante, permite-nos descobrir muitas imagens que nos servem de inspiração. Sem ir mais longe, nós preparámos uma boa galeria de imagens de lofts que possa servir-te para tirar muitas ideias.
Vamos igualmente comentar algumas das características principais dos lofts para que tenhas uma ideia das dicas que deves seguir para que a tua decoração seja a mais acertada.
O estilo decorativo que geralmente serve de fonte de inspiração para os lofts é o industrial, tratando de fazer uma ponte ao passado do espaço que estamos a tornar habitável. Isto faz com que elementos como o tijolo, o aço, o metal ou a madeira de aspecto envelhecido sejam muito utilizadas nestes ambientes.
Chaves do estilo loft
Os contrastes de materiais são muito característicos dos lofts. Utiliza por exemplo elementos que combinem metal com madeira para dar calor ao espaço. Para além destes, utiliza materiais próprios da vida industrial como o vidro, o aço e o betão.
Para o solo do loft o betão é uma boa escolha. Lembra-te que as separações nos lofts são pouco habituais, pelo que o solo do espaço deve ser o mesmo pelo menos nos espaços que estão ligados. Podes igualmente optar por chãos de madeira, ainda que o seu cuidado é mais difícil. Mas o efeito é igualmente acertado.
Não obstante se quiseres criar um chão com a estética dos dois materiais que comentávamos sem gastar muito dinheiro, no mercado encontrarás revestimentos para chaos que imitam o estilo tanto do betão com do parquete.
O tijolo já temos comentado que é outro elemento estrela neste tipo de espaços. Se as paredes do loft não tiveres tijolo não te preocupes, já que é possível adquirir um revestimento para paredes desse estilo. Este adere-se à parede como os tradicionais baldosas. A cor do tijolo é fundamental. Não escolhas uma cor demasiado vermelha, mas sim um vermelho alaranjado.
O teu loft tem aquecedores? Pois esquece os modernos de aço branco e volta aos aquecedores de ferro fundido. Estes darão um toque clássico ao teu interior moderno. Claro que isto não quer dizer que não utilizes o teu sistema de aquecimento actual moderno, mas o ideal é esconder as suas fontes de calor ou dissimulá-las, ressaltando a presença dos teus aquecedores clássicos.