Se queres que o interior da tua casa tenha um look muito atual, sem duvida alguma que o estilo moderno é o que procuras. Se chegaste até este artigo é porque procuras as chaves deste estilo de decoração, pelo que estás no sítio certo já que é precisamente isso o que encontrarás nas seguintes linhas.
Preparámos as chaves do estilo moderno para que sejas capaz de levá-lo e implementá-lo na tua casa de uma forma simples, pelo que não percas nenhum dos nossos conselhos decorativos.
E uma boa base para implementar este estilo é saber que os seus princípios são parecidos aos do minimalismo. Isso quer dizer que para um interior moderno devemos fugir do carregado e dos elementos de preenchimento e centrar-nos apenas nos elementos essenciais e na arrumação dos espaços.
Da mesma forma que ocorre com os interiores minimalistas, a simpleza das formas e o uso das linhas retas e nada carregadas são chaves. Todos os elementos que coloquemos no nosso interior moderno fugirão na medida do possível das curvas e das ornamentações desnecessárias. O mesmo ocorre com as superfícies, que procurarão sempre a simplicidade do liso.
As madeiras envernizadas, aglomeradas e contraplacadas, o vidro, o metal e a pele são os materiais estrela do estilo moderno. O acrílico e o betão também são válidos, sobretudo para cozinhas modernas.
A combinação de todos os materiais é outra das chaves a ter presente. Na medida do possível introduz elementos de materiais diferentes de entre os que nomeá-los, ainda que sempre fá-lo procurando a harmonia, claro.
A clareza de um espaço moderno é essencial e para isso potenciaremos a entrada de luz natural e a cor clara no espaço. Para o primeiro, como dizíamos potencia ao máximo a luz natural através das tuas janelas. E para quando chegue a noite, optar por halógenos potentes de luz branca.
E tratando do tema da cor, a base de um ambiente moderno deve procurar a clareza, opta por tons brancos, cinzentos e inclusive beges, e a partir daí introduz cor e vida através dos complementos. A escolha das cores é escolha tua (sempre e quando combinem bem, claro), mas nunca uses mais do que três cores.
No uso de acessórios também não deves abusar. O ideal é que os elementos que mostres estejam muito bem escolhidos e que sejam elementos de design que “brilhem2 com luz própria. Deves tentar que cada elemento se converta no protagonista da sua zona e que não haja outro elemento perto que compita pela “popularidade” do espaço.
Estas são algumas das bases do estilo moderno, mas encontras muitas mais na página sobre decoração moderna no EspacoModerno.net. O seu próprio nome já nos indica que lá encontraremos um amplo número de conselhos para um interior moderno, encontrando ideias para as diferentes partes da casa, sugestões sobre móveis e acessórios modernos, e também mostrando as chaves das diferentes tendências que há dentro da corrente moderna.
E se queres encontrar imagens que te sirvam de inspiração para criar o teu próprio interior moderno, a rede social de fotografias Pinterest pode ser-te de grande ajuda.