Se estás interessado em que o interior da tua casa seja um espaço onde se respire paz, calma e que incite ao descanso e ao relax, sem dúvida a decoração japonesa é o movimento decorativo que estás à procura.
Para ser capazes de criar um estilo na nossa casa primeiro devemos conhecer as suas pautas e os seus pontos chaves, e isso é precisamente o que trataremos no seguinte artigo e o que aprenderemos nas seguintes linhas. Falaremos de uma forma simples e clara dos aspetos básicos do estilo japonês na decoração, e desta forma saberemos criar os pontos necessários para ter um interior próprio da cultura japonesa.
A primeira coisa que queremos realçar é que o zen é a consigna principal destes interiores, pelo que devemos procurar espaços elegantes e calmos onde existe um equilíbrio energético em todos os aspetos.
O minimalismo deve ser outro dos pilares onde se fixa, já que a ausência de tudo o que não seja estritamente necessário é o que devemos procurar. Pelo que optamos por móveis justos, acessórios contados, paredes principalmente vazias, amplas zonas de passagem, arrumação absoluta, etc.
Se queres uma boa base para criar um interior japonês, deves basear-te na sobriedade, na simplicidade e na naturalidade. Na cultura japonesa se prioriza a vida simples e arrumada, por isso o estilo de todos os elementos que procuramos será simples e de linhas depuradas.
Os materiais sim que diferem do estilo minimalista, já que no estilo japonês os materiais básicos são os que se inspiram na natureza. Falamos da madeira, do bambu, do algodão, do linho e do papel de arroz, entre os principais.
Para as cores de um interior japonês nos basearemos em tons neutros como o branco, o bege e o castanho claro, com toques de cor que rompam a monotonia como o vermelho, verde e azul.
Os móveis devem ser claro de materiais naturais, e na medida do possível deves optar por elementos de corte baixo. Grande parte da vida é feita no chão, pelo que este também deve ser vestido. Os chãos de madeira são os mais apropriados, mas podes recheá-los de tapetes. As almofadas não podem faltar no teu interior japonês.
Se estás a pensar em acessórios decorativos apropriados, ikebanas, velas, candeeiros de papel de arroz, fontes de água e plantas naturais são algumas das opções que podes optar.