Queres dar à tua casa um toque reinado, elegante e elitista? Pois experimenta o toque francês próprio da França de Luís XIV e o seu império dourado. Na continuação apresento-te as chaves para que possas criar um interior francês na tua casa.
O estilo da decoração francesa é bastante inconfundível. Este apresenta um toque refinado e clássico muito apropriado de épocas passadas, em que a burguesia francesa desfrutava de luxo e glamour. E isso é precisamente o que o estilo francês desprende nos nossos dias. Se queres que a tua casa reflete esses valores, sem dúvida que é este o estilo que procuras.
A luz, a cor e a tradição são três pilares básicos deste movimento decorativo. Igualmente os excessos estão muito presentes, ainda que tu podes dissimulá-los um pouco se não queres tudo demasiado pomposo. O carregamento excessivo em adereços podes deixar um pouco de parte se o desejares.
Uma das chaves pelas que queremos começar é por deixar claro que as combinações são muito necessárias para acertar neste estilo. A mistura de texturas, formas e materiais é mais do que necessário para acertar com um interior francês.
Falando de materiais, os mais luxuosos são os que melhor combinarão no teu interior francês. Falamos de seda para cortinas e tecidos, porcelana para jarros, esculturas ou candelabros, marfim e ébano repartidos pelo interior da casa, pequenos retoques de ouro e prata, etc.
A madeira é outro material estrela a ter presente. O mobiliário deve ser deste material, mas se for possível, optar pela madeira também para o chão da casa. Os móveis devem apresentar curvas e detalhes decorativos à sua volta.
Para a iluminação opta por candeeiros finos de vidro e metais nobres. O uso de materiais como pedra natural te ajudará a criar uma decoração francesa de toques rúticos.
As cores deste estilo já dissemos que são importantes. Sobre uma base claro opta por toques brilhantes de amarelos, dourado, vermelho, verde e azul. Os tecidos com padrões florais de cores brilhantes também são bem-vindos. Tudo isso combinado com uma base de branco, não te esqueças. Ao não o fazer o ambiente será irrespirável.
Para compensar tanto brilho, para além do branco podes utilizar pequenos toques de cinzento e preto em certos acessórios.