Decoração vintage

Mesas e cadeiras de jantar vintage

Se pensas que as gerações passadas foram melhores que esta e queres mostrá-lo no interior da tua casa, o estilo vintage é sem dúvida o que estavas à procura, porque este estilo decorativo é um autêntico tributo às décadas passadas, utilizando elementos que vão desde da década dos 30 até aos finais da década dos 80.

Se chegaste até este artigo é porque estás interessado em conhecer as dicas deste estilo decorativo, pelo que na continuação falaremos delas para que sejas capaz de criar um canto do passado na tua casa, criando para além disso um espaço quente e romântico, algo próprio destes ambientes retro.

Como dissemos em mais do que uma ocasião, a cor é chave na altura de criar um ambiente decorativo, pelo que vamos conhecer os tons chave no estilo vintage. A base destes espaços devem ser cores claras, sendo o branco o ideal. A delicadeza é introduzida nos móveis e acessórios, onde optamos por tons pastel. Podes optar pelas cores que desejares nas seus lados mais pastel, mas nunca uses mais do que três.

Para além das cores sólidas podes optar pelas formas, sendo os estampados de flores os verdadeiros artistas. Como introduzir estes estampados florais? Principalmente em acessórios como almofadas, cortinas, etc., ainda que um papel de parede branco com detalhes florais em tons pastel será um complemento cheio de elegância e doçura.

Para os móveis, recorre ao estilo antigo de décadas passadas. Podes optar desde das curvas e cor da década de 70-80, pelo estilo dos móveis franceses do estilo “Luis XIV” ou simplesmente podes centrar a tua decoração em alguns elementos clássicos que tens em casa, como rádios antigos e televisores dos 60, e a partir estes elementos criar uma decoração baseada neles.

A chave é misturar elementos de décadas passadas, introduzir inclusive alguns elementos contemporâneos, mas nunca abusar deles. Mas a combinação de elementos vintage com outros atuais (sempre que estes combinem bem) dá-te a possibilidade de encontrar elementos tanto em lojas de decoração como em antiquários ou restauradores. Na altura de escolher elementos atuais, deves procurar modelos cujo design se inspire em tendências passadas utilizando materiais modernos.

A chave como vemos é saber combinar a comodidade do moderno com o estilo do clássico, adaptando estes objetos clássico às necessidades atuais, dando-lhes funcionalidade sem que percam a sua “essência”.

Um bom exemplo deste é uma muito boa ideia para criar o teu ambiente vintage, e é a de utilizar cadeiras, cadeirões e inclusive sofás clássicos e forrá-los com tecidos modernos. O resultado é encantador e lhe dará um toque muito pessoal ao espaço, vais poder ver.

Se gostaste destes conselhos básicos mas queres algo mais concreto para um espaço da casa, recomendamos-te a página amiga DecoBanho.com, onde encontrarás conselhos úteis para a criação de uma casa de banho vintage. E se para além dos nossos conselhos concretos sobre este estilo queres ajuda com outro estilo para a casa de banho, ou ideias sobre móveis de casa de banho, acessórios e ajuda para a distribuição dos seus elementos, esta página é especialista no universo da decoração de casas de banho.

Artigos relacionados
Conselhos para a decoração da casa. Ideias de interiorismo para os diferentes estilos decorativos.