Queres introduzir na tua casa a frescura e calor dos ambientes mediterrâneos ainda que te encontres a mil quilómetros deste ambiente? Graças ao estilo mediterrâneo vais poder criar espaços cheios de vida e de cor, e através do seguinte artigo vais encontrar as chaves principais para o conseguires. Não os percas!
Como já podemos adivinhar pelo nome deste estilo, a decoração mediterrânea baseia-se nas zonas costeiras mediterrâneas de Espanha, Grécia, Itália, Turquia e norte de África. E as chaves que têm em comum todas essas zonas são a luminosidade, a cor e a frescura.
Como vemos, umas das chaves do estilo mediterrâneo é a claridade, pelo que devemos potenciar ao máximo a entrada de luz natural nas nossas casas. Pelo que fora cortinas de tecidos espessos e a colocação de móveis perto das janelas que possam impedir a entrada dos raios de sol.
Potencia igualmente a iluminação dos espaços graças ao efeito de cor das paredes. Estas devem ser sobretudo brancas, ainda que se queres desmarcar-te um pouco podes optar por um cizento ou um azul muito claro, pendendo quase ao branco. Esta cor não só potenciará a luz, mas também proporcionará frescura aos ambientes.
Para os complementos procuraremos acessórios de cores mais vivas, mas sempre que relembrem os envolventes do Mediterrâneo. Com isso estamos a falar de cores como o marinho, o verde azeitona e o ocre. E para além das cores, também cuidaremos da quantidade de elementos, que nunca devem ser demasiados para evitar a sobrecarga. O estilo mediterrâneo também necessita de limpeza visual.
Passemos aos materiais chave do estilo mediterrâneo. Para os móveis, a madeira é o elemento estrela da decoração. Para as paredes por sua vez, o gesso ou a pedra ficam muito bem. E também se planeares mudar o chão, a terracota, a madeira e os azulejos ficam muito bem,
Se tens tetos com vigas de madeira, não só deves escondê-las, como também tens de potenciar os seus efeitos. Enquanto possas coloca detalhes de ferro, que te ajudarão a criar cantos com encanto. Coloca candeeiros de ferro, espelhos, pés de móveis, molduras de quadros, etc.
As flores frescas e as plantas de interior coloridas também são elementos mais que bem-vindos.